Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações apresenta nova interface



O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) acaba de atualizar a interface de uma das suas mais importantes iniciativas: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O serviço tem por objetivo reunir teses e dissertações defendidas no Brasil em um único portal de busca.

No espaço, estão hospedados mais de trezentos mil documentos. São textos completos disponibilizados em acesso aberto para consultas e downloads. Nesse sentido, a BDTD também promove a visibilidade da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros e, claro, das instituições de ensino e pesquisa participantes da Rede BDTD.

De acordo com a coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Ibict, Bianca Amaro de Melo, a atualização da interface da biblioteca se deu após um extenso trabalho. “A BDTD recebeu importantes melhorias, tais como, uma nova interface de busca baseada no sofware VuFind, o que acrescentou importantes funcionalidades de recuperação da informação”, destacou Bianca.

Segundo a coordernadora, houve também uma atualização do sistema que realiza a coleta dos metadados das instituições participantes, com o uso de tecnologias robustas e modernas como o software REPOX e o sistema de validação da rede LA Referencia.

Para conhecer a nova interface da biblioteca acesse: http://bdtd.ibict.br
Compartilhe no Google Plus

Sobre Rosy Oliveira (Bibliotecária da Biblioteca Pública de Sao Joao del-Rei

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário