RG de pesquisador - Instituições brasileiras começam a adotar o identificador ORCID, assinatura digital global para autores científicos e acadêmicos


O ORCID é uma plataforma que cria e gerencia assinaturas digitais para pesquisadores e estudantes.  A identificação única é essencial para eliminar as confusões geradas por homônimos. A plataforma foi criada nos Estados Unidos em 2011 com a intenção de contornar um problema que atrapalha universidades, editoras de publicações científicas e bibliotecas: a dificuldade de distinguir autores com sobrenomes muito comuns e identificar sua contribuição acadêmica.  O ORCID poderá ser usado inclusive para identificação de autores em seus sites pessoais e blogs.

Quando forem submeter um artigo a uma revista científica, por exemplo, precisarão apenas informar sua sequência particular de 16 números, como a de um cartão de crédito, para que suas informações, tais como nome, assinatura padronizada e afiliação, sejam preenchidas no formulário.

Para Packer, um passo fundamental para disseminar o Orcid no Brasil é integrá-lo à Plataforma Lattes. “Para os pesquisadores brasileiros, seria bastante útil se a informação que eles já registraram no currículo Lattes fosse recuperada de forma automática pelo Orcid”, afirma o coordenador do SciELO, para quem o Lattes precisa urgentemente se reinventar. “A plataforma brasileira precisa de uma inovação radical para não ficar para trás. Desenvolveu-se como uma base de currículos única e exemplar no mundo, mas nos últimos anos deveria ter se tornado uma rede social por meio da qual os pesquisadores pudessem fazer networking e trabalhar em redes, a exemplo do que aconteceu com Mendeley ou ResearchGate. A perda de espaço do Lattes e as barreiras que se impõem ao acesso e intercâmbio de dados é algo trágico e revela a dificuldade do Brasil em inovar”, afirma o Coordenador.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Rosy Oliveira (Bibliotecária da Biblioteca Pública de Sao Joao del-Rei

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário