Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (IBICT/FIOCRUZ) gratuito - Inscrições abertas até dia 12/02/2016




O Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict (LICTS) desenvolve pesquisa na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde, com o objetivo de gerar conhecimentos e metodologias inovadoras para a produção e o manejo da informação científica e tecnológica em saúde. Para isso, investe no mapeamento, análise e monitoramento das interações entre ciência, tecnologia e inovação no campo da saúde. É responsável pela coordenação do Repositório Institucional da Fiocruz, o Arca, e promove treinamentos para capacitação de profissionais e pesquisadores da Fundação para o uso da plataforma.
Suas atividades estão concentradas na linha de pesquisa “Análise do Ciclo de Produção, Processamento, Fluxo e Uso da Informação Científica e Tecnológica no Campo da Saúde” e os projetos de pesquisa contemplam diversas perspectivas teórico-metodológicas e conceituais deste processo. São realizados estudos com vistas ao mapeamento e diagnóstico da produção de conhecimento em ciência e tecnologia em saúde e as interações entre a produção e o uso de conhecimento no âmbito das políticas públicas e do setor saúde. Os pesquisadores também investigam a natureza dos problemas de informação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde e se dedicam ao desenvolvimento de atividades de prospecção e monitoramento tecnológico no campo da saúde.
O LICTS coordena o curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, que visa contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições de saúde por meio da capacitação de profissionais que atuam na produção, organização, análise e disponibilização da informação científica e tecnológica em saúde. O curso é oferecido anualmente no Rio de Janeiro, no campus Expansão da Fiocruz, e em Porto Alegre, em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição. Os pesquisadores do Laboratório também são professores do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e orientam dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em 2012, o LICTS coordenou a ação do PPGICS para criação do grupo temático de Informação em Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.
O modelo pedagógico do curso está estruturado nos seguintes módulos:
  • Usos e aplicações da ICTS (60h): discute o papel e a função da ICTS no campo da saúde e sua representação por meio das redes sociais, em diversos contextos de políticas e de práticas, particularmente na lógica do SUS. A gestão da informação e a informação para a inovação. Análise de redes no apoio à gestão da informação e orientação de políticas públicas.
  • Acesso à ICTS (75h): os diferentes espaços de produção da ICTS em saúde. As diferentes tipologias documentais e as diferentes linguagens. Estratégias de busca e recuperação da informação.
  • Organização da ICTS (150h): A organização da informação em seu duplo aspecto conceitual e tecnológico. Representação e linguagens documentárias. Modelos, tipos e estruturas de redes. Infraestrutura tecnológica, softwares e aplicativos.
  • Comunicação na ciência e para a saúde (45h): a função social da ciência e o compromisso com as demandas sociais. Análise da colaboração científica por meio de redes. O livre fluxo da ICTS como estratégia para a equidade em saúde e como guia para as políticas públicas. Do conhecer ao fazer: o movimento do conhecimento em busca de seu melhor uso no SUS.
A especialização, que é gratuita, é coordenada pelas pesquisadoras Maria Cristina Soares Guimarães, Rosana Abdala Lins de Santana e Rosinalva Alves de Souza, e tem carga horária total de 360 horas, que serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, durante uma semana por mês, em período integral, das 9h às 17h. As aulas começarão no dia 28/03/2016 e serão encerradas em dezembro/2016.
As inscrições estarão abertas até 12 de fevereiro de 2016 (às 23h59min) pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br)
Compartilhe no Google Plus

Sobre Rosy Oliveira (Bibliotecária da Biblioteca Pública de Sao Joao del-Rei

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário