A importância da leitura


Por que ler

LUCILA CANO 
UOL EDUCAÇÃO
30/10/2015


Alguém já disse, e muitos repetem, que o melhor caminho para escrever bem é ler. Verdade absoluta, pois à medida que avançamos nas leituras, viajamos por um mundo de assuntos inesgotáveis, incorporamos vocabulário e estilos narrativos, descobrimos a gramática posta em prática. Todos, instrumentos perfeitos para que nos municiemos para a escrita.
Ler estimula o funcionamento do cérebro, como se fosse uma ginástica, um exercício. Assim, entendemos melhor o que está escrito e ficamos à vontade para questionar, concordar ou discordar do texto que acabamos de ler. Dessa maneira, pouco a pouco, do mesmo jeito que evoluímos no condicionamento físico, também nos sentimos aptos a formular nossas próprias ideias, falar bem e escrever.
E para que serve tanto exercício? Certamente não só para passar em concursos públicos ou fazer a redação do Enem. Isso é muito pouco para um ser humano que em todas as fases de sua vida será exigido a participar de maneira ativa do mundo em que vive e interage com outras pessoas.
E, mesmo que náufrago em uma ilha, como o Tom Hanks do filme em que contracena com uma bola (isso é que é merchandising), quem lê mais terá mais facilidade de acessar sua bagagem de conhecimentos em busca de soluções para circunstâncias críticas.
O medo de escrever
Nossa formação cultural endeusa certas profissões, ao mesmo tempo em que tolhe sonhos. Por motivos que não sei explicar, muitos de nós trazem consigo o medo de errar. Isso era mais fácil de se entender em outras épocas, quando o estudo era imposto e algumas profissões eram obrigatórias, embora a contragosto da maioria dos filhos de pais médicos, advogados e engenheiros.
Atualmente, temos acesso ilimitado a outras leituras, além dos livros. Gibis, jornais, revistas, sites, blogs e mensagens nas redes sociais não substituíram os livros, mas vieram somar informação em múltiplas formas de apresentação.
No íntimo, todos nós temos plenas condições de observar e relatar fatos, contar histórias, descrever uma situação. As amigas que comentam o capítulo da novela mal sabem que poderiam escrever o que falam e, assim, fazer uma crítica. O jovem que troca mensagens cifradas pelo celular exerce a síntese e até poderia se arriscar em um concurso de contos de poucas palavras.
É certo que antes dos recursos da tecnologia, todos nos apegávamos mais ao papel e caprichávamos no conteúdo e na caligrafia de cartas, postais, bilhetinhos. Agora, com tantas fontes de saber disponíveis, precisamos apenas perder o medo de escrever. Como? Lendo. E, depois, escrevendo, relendo o que escreveu, escrevendo de outro jeito e lendo novamente, até se dar por satisfeito. Ou seja, praticar, exercitar a escrita.
Parece difícil, mas não é, basta querer. Aprender a consultar um dicionário (pode ser o da internet, sem dúvida) também ajuda. Porque ler ou escrever um texto sem saber o que significa algum termo é andar para trás, é desaprender.
Poesia na Bienal
A mais recente Bienal do Livro do Rio de Janeiro voltou-se para o jovem, tratou da Educação, da criatividade e da formação de jovens leitores. Recebeu escritores jovens e abriu espaço para a poesia.
Lembro de um grupo de poetas, de atividades, profissões e idades diferentes que mostraram seus escritos na Bienal, com a alegria de poder expressar os seus sentimentos, suas visões da vida. Uma verdadeira celebração pelo prazer da leitura.
Como se não bastasse o prazer, sempre é bom lembrar que a leitura nos modifica. Ela não nos transforma em escritores, mas em seres humanos com maior capacidade para ouvir e entender. Ela nos permite distinguir e escolher nosso próprio caminho. Amplia horizontes e abre fronteiras por onde passamos a conduzir, em vez de sermos conduzidos. Assim, de posse de tantas propriedades, é a leitura que nos eleva para novos propósitos e nos dá uma grande certeza: para quem lê não existem retrocessos.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Rosy Oliveira (Bibliotecária da Biblioteca Pública de Sao Joao del-Rei

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário