Museu da Loucura é reaberto em Barbacena (MG) com objetivo de conscientizar a sociedade

O Museu possui acervo do primeiro hospital psiquiátrico de MG


Após quase dois anos de reforma e revitalização, o Museu da Loucura, em Barbacena, no Campo das Vertentes, foi reaberto em uma data significativa, 18 de maio, quando são celebrados os dias da Luta Antimanicomial e Internacional dos Museus. A instituição é conhecida por abrigar um acervo que conta a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais.

Esta foi a segunda revitalização realizada no prédio, agora aberto para visitações gratuitas. As melhorias são resultado de parceria do Governo do Estado, por meio da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e da Prefeitura.

O subsecretário de Cultura de Barbacena, historiador responsável pelo projeto museológico e curador do Museu, Edson Brandão, destacou que o museu completo e pronto para ser visitado representa uma vitória.
“A importância transcende a questão de memória e de turismo. É um compromisso com a garantia dos direitos humanos através da conscientização das pessoas. É um museu social porque tem um discurso de quebra de preconceitos e de um assunto que é ainda atual, que são as dificuldades relacionadas à area da saúde mental. Queremos fazer as pessoas entenderem que a segregação e separação da sociedade é o problema, e não a doença, que é tratável. Você não pode negar a cidadania de uma pessoa porque ela é doente”, explicou.

O Museu da Loucura completa 20 anos em agosto e estava fechado desde 2014 para as obras de revitalização da estrutura física, do acervo e da exposição permanente. O local reúne textos, fotografias, documentos, objetos, equipamentos e instrumentação cirúrgica, que relatam a história do tratamento do paciente com sofrimento mental.
“Levamos cerca de um ano nas obras físicas do edifício e mais oito meses para a instalação da exposição. A história e o acervo são os mesmos, mas agora são apresentados em um conceito diferente, através de recursos audiovisuais e tecnológicos que, até então, não eram possíveis”, contou o curador.

Edson Brandão ressaltou que a formatação da exposição permanente é simples para destacar a força do que é apresentado aos visitantes.

“Nosso objetivo é tratar de forma crua e com respeito pelas pessoas que viveram e morreram no Hospital Colônia. É um memorial e um ambiente respeitoso às memórias de quem foi submetido a tratamento no local. Uma forma simples, mas bastante eficiente de recuperar e mostrar esta história”, afirmou.

Desde a criação, foram 131.156 visitantes registrados no livro de assinaturas. O curador recomenda que as pessoas busquem as visitas guiadas. “É um museu mais técnico, por isso é importante que as pessoas tenham a presença de um guia. Elaboramos um roteiro, está bem cuidado para que nossos visitantes entenderem todo o contexto e a forma como o tema é mostrado”, explicou.

O Museu da Loucura funciona na Avenida 14 de agosto, sem número, no Bairro Floresta, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB). Até 31 de maio, pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A partir de 1º de junho, o local estará aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

As visitas podem ser agendadas pelo telefone (32) 3339-2625. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail chpb.nep@fhemig.mg.gov.br. A entrada é gratuita.

Fonte: G1 da Zona da Mata
Compartilhe no Google Plus

Sobre Rosy Oliveira (Bibliotecária da Biblioteca Pública de Sao Joao del-Rei

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário