Livro - Universidade, Memória e Patrimônio


O livro “Universidade, memória e patrimônio” foi organizado pelos professores Adalson Nascimento, da Escola de Ciência da Informação/UFMG e Andrea Moreno, da Faculdade de Educação/UFMG. A obra reúne estudos de docentes e técnico-administrativos da UFMG e do CEFET/MG sobre a preservação da memória em arquivos, bibliotecas, centros de memória e museus dessas instituições.

No capítulo “As bibliotecas e a memória da Universidade Federal de Minas Gerais”, os gestores da Biblioteca Universitária (BU), Wellington Marçal (diretor) e Anália Gandini (vice-diretora), juntamente com Carlos Alberto Ávila, diretor da ECI, abordam o papel da instituição biblioteca, sobretudo das bibliotecas universitárias. Além disso, destacam o trabalho realizado no SB/UFMG, enfatizando sua “robustez e dinamicidade”. 

Como parte deste resgate da memória institucional, no capítulo “O acervo de obras raras e especiais do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais”, os dirigentes da BU e a bibliotecária Diná Marques, coordenadora técnica da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG, abordam os conceitos de “livro raro” e “livro antigo”, apresentam como se deu a formação do acervo de obras raras e especiais da UFMG e abordam a política de desenvolvimento de acervos raros e especiais em bibliotecas universitárias.

Leitura muito valiosa!


Compartilhe no Google Plus

Sobre Rosy Oliveira (Bibliotecária da Biblioteca Pública de Sao Joao del-Rei

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário