O sujeito do conhecimento na Sociedade em Rede (Livro E-book)

SINOPSE

Os artigos organizados neste livro têm como base a Teoria da Complexidade, passando por autores como Maturana e Morin, objeto da disciplina Complexidade, Conhecimento e Sociedade em Rede, do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento-EGC/UFSC.

A visão sistêmica vem emergindo nas últimas décadas, de forma aberta e pluralista, a partir dos mananciais de tradições milenares da humanidade e das descobertas contemporâneas em diversas áreas do conhecimento. A Teoria da Complexidade é hologramática, ou seja, mostrando-nos que não é através de um único parâmetro que se tem a dimensão da realidade. É uma nova maneira de entender a Ciência, unindo o singular com o todo.

Complexidade é a qualidade do que é complexo que por sua vez significa o que abrange muitos elementos ou várias partes. Trata-se da congregação de elementos que são membros e partícipes do todo, e, suas ações integradas e dependentes assumem outra forma de expressão e novas faces.

O pensamento complexo surge como uma possibilidade de compreender as dinâmicas humanas e organizacionais, procurando demonstrar que os sistemas humanos são, de fato, os tipos de sistemas de que trata a Teoria da Complexidade. [...]

Boa leitura!
Compartilhe no Google Plus

Sobre Rosy Oliveira (Bibliotecária da Biblioteca Pública de Sao Joao del-Rei

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário